quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os Fósseis

FÓSSEIS:


Paleontologia: Ciência que estuda os fósseis.

Paleontólogos: São as pessoas que estudam os fósseis.

Importância dos fósseis:

- São importantes porque nos dão a conhecer e dão também a possibilidade de estudar a evolução da espécie.

- Ajudam a descobrir os recursos minerais (petróleo, água, carvão mineral, etc.)

Fóssil: Resto ou vestígio de ser vivo que ficou preservado na rocha onde viveu. Tem a mesma idade da rocha.

Fossilização: É a passagem de um ser orgânico para o estado de fóssil, isto é, transformação da sua matéria viva num resto de mineral.

Icnofósseis: Vestígios da actividade dos seres vivos (pegadas).

Para que ocorra a fossilização são necessárias algumas condições, como o ser ou vestígio do ser, ter de ser de imediato enterrado e ausência de acção bacteriana decompondo os tecidos.

Tipos de fósseis:

Fóssil característico: é um fóssil que nos fornece indicações, quer quanto à idade, quer quanto às características do ambiente onde se formaram (fácies dos terrenos que o contêm o fóssil):

Os primeiros dizem-se fósseis de idade, estes possuem como características a ampla distribuição geográfica e a pequena longevidade, isto é, são constituídos por formas que tiveram período de grande expansão geográfica mas experimentaram evolução biológica rápida, de modo que apenas se encontram em pequena espessura de sedimentos e faltam totalmente nos que se lhes sobrepõem e nos que lhes estão subjacentes;

Os segundos, fósseis de fácies, estes são os que fornecem indicações, quer quanto ao meio em que viveram as formas vivas de que derivaram, quer quanto às condições de formação dos terrenos que os contêm.

Processos de fossilização:

Processo geral de fossilização (Recristalização):

Mumificação: Ocorre quando o ser vivo ficou aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização, mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as suas partes moles, dando-nos informações preciosas à cerca do ser vivo.

Moldagem:Processo mais vulgar, resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos, ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo.

(Para se ter a noção real do ser vivo é necessário ter o molde e o contramolde).

Carbonificação: Ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando uma película de carbono. É mais frequente nos restos de seres vivos contendo quitina, celulose ou queratina.

Incrustação: Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade, como por exemplo a transformação de aragonite em calcite.

Mineralização: Ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue